Comunicado de imprensa

O Diretor Executivo da Autogás, Eng. João Das Neves, assegurou que todas as condições estão criadas para o arranque do Seminário Autogás 2015 que irá decorrer no dia 8 de Outubro do ano em curso em Maputo, o mesmo visa essencialmente envolver todas as forças vivas do mercado que estejam potencialmente relacionados com o uso de Gás Natural Veicular – GNV.

De acordo com João Das Neves que falava durante a cerimônia do lançamento do evento, nos últimos sete anos da sua existência a Autogás assumiu praticamente sozinha todo o trabalho de desenvolvimento da indústria de Gás Natural Veicular em Moçambique e, neste momento, chegou a hora de outros intervenientes começarem a desempenhar o seu papel na promoção do uso de Gás Natural Veicular.

 

Dos vários assuntos a serem discutidos neste seminário, o destaque vai ainda para a apresentação dos temas, Implementação do Gás Natural Veicular em Moçambique, Impacto do GNV na melhoria dos transportes públicos nas cidades de Maputo e Matola, Postos multi-combustíveis, Papel das fábricas de automóveis em Moçambique na expansão do uso de GNV, Papel da banca nacional na expansão do uso de GNV, Papel dos representantes de marcas na expansão do uso GNV e a Massificação das conversões de viaturas para o GNV.

“Estou a falar nomeadamente de representantes de marcas que ao nosso ver devem começar a importar viaturas já com o sistema de gás natural veicular instalado na fábrica para estarem disponíveis nos seus stands de venda”, disse Das Neves para depois acrescentar que “os fabricantes de automóveis estabelecidos em Moçambique também devem orientar uma parte dos seus modelos para que saiam já de fábrica a funcionar a gás”.

Com sete anos de existência no mercado moçambicano, Das Neves diz estar satisfeito com os resultados já alcançados pela Autogás até o presente momento no que tange a implementação do projecto.

“Até este momento já instalamos cinco postos de Gás Natural Veicular, está em construção o sexto posto e brevemente vamos arrancar com a construção do sétimo posto. É lógico que quanto mais aumenta a procura no mercado também cresce a responsabilidade de se instalar mais postos de abastecimento mas neste momento o número de postos de abastecimento é superior àquilo que é a procura o que nos orienta no sentido de dedicar esforços no alargamento do número de consumidores e numa fase posterior voltar a crescer com mais postos”, referiu Joao Das Neves.

Falando ainda sobre o processo de expansão da empresa, aquele dirigente fez saber que o sétimo posto de abastecimento será construído fora das cidade de Maputo e Matola, concretamente na Circular Maputo – Marracuene.

“O investimento em cada posto de abastecimento de gás natural custa aproximadamente um milhão de dólares, o que significa que num investimento global rondará os USD 7 milhões”, referiu Das Neves.

O programa do evento conta com a abertura a ser presidida pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita e aínda com a presença dos acionistas e Administradores  da Autogás, Centros de Conversão, diversos parceiros, gestores de frotas, utilizadores de viaturas a gás, representantes dos Ministérios dos Transportes e Comunicações, representantes do Ministério dos Transportes e Comunicações, parceiros da comunicação social e o público em geral.

Trata-se de um evento cuja participação é gratuita, porém por razões logísticas a pré inscrição é necessária, bastando para o efeito enviar uma SMS para o 84 614 0008 ou um email geral@autogas.co.mz com o nome do participante e a instituição que representa.

Dada a importância do evento para o interesse publico, convidamos V.Exas a divulgar o evento e a fazerem a cobertura do mesmo.

Para esclarecimento de qualquer duvida e mais informações sobre o evento, favor contactar com a Sra. Lina Capitine pelo 846140004.