BCI firma acordo com Autogás

No âmbito da promoção do GNV

BCI e Autogás assinam acordo de 250 milhões de meticais

 

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e a Autogás assinaram ontem na sede desta instituição bancária, na cidade de Maputo, o protoloco que lança uma linha de crédito de 250 milhões de meticais para a promoção do uso de Gás Natural Veicular (GNV) em Moçambique.

 

Assinaram este protocolo o Presidente do Conselho Executivo do BCI Paulo Sousa e o PCA da Autogás Octávio Mutemba, numa cerimónia testemunhada por várias individualidades entre membros do governo, representantes dos postos de conversão de viaturas, representantes das marcas automóveis entre vários outros presentes.

Denominada Linha BCI Gás Natural, a mesma visa criar condições para que os interessados em efectuar a conversão das suas viaturas para Gás Natural, bem como os Postos de Abastecimento de Combustível que se pretendam apetrechar, tenham acesso a financiamento em condições preferenciais.

 

 

 

De acordo com o Presidente do Conselho Executivo do BCI, Dr. Paulo Sousa, a referida Linha BCI Gás Natural oferece, entre outras, soluções de Apoio à Tesouraria a empresas, crédito a Médio Prazo para o investimento, mas também o Leasing para o financiamento da aquisição ou conversão das suas frotas, com taxas de juros competitivas. “A Linha BCI Gás Natural está também disponível para clientes particulares que pretendam financiar a conversão das suas viaturas em condições especiais até 60 meses, acrescendo assim valor à domiciliação do vencimento e o relacionamento comercial”.

 

 

 


De seguida acrescentou que, “o acesso à Linha BCI Gás Natural poderá ser feito em qualquer agência do país ou num dos centros BCI Exclusivo, BCI Corporate e BCI Private.

 

 

 

Por sua vez o Director Executivo da Autogás, o Eng. João Das Neves, enalteceu a iniciativa daquela instituição Bancária e reconheceu que a mesma será de grande importância para a massificação do uso de Gás Natural Veicular (GNV) no País.

 

 

 

 


 

Segundo João Das Neves o Gás Natural é a riqueza dos Moçambicanos e o seu uso na substituição gradual dos combustíveis convencionais é hoje um imperativo nacional. Outrossim, a massificação do uso de Gás Natural Veicular permite por um lado realizar economias financeiras para o país e para os utilizadores, bem como melhorar a segurança energética nacional, e por outro lado traz importantes benefícios a nível do ambiente e da saúde pública.

 

“Após a criação das infraestruturas básicas para a massificação do uso do gás natural em viaturas na cidade de Maputo e Matola, a Autogás continua a trabalhar para envolver mais intervenientes neste processo, e na expansão geográfica da sua rede de distribuição, disse Das Neves para de seguida avançar que, “a assinatura do protocolo que acabamos de testemunhar é fruto de um desafio que lançamos ao mercado financeiro no nosso último seminário, realizado ainda este ano, aqui em Maputo, e que o BCI por ser daqui, sabiamente abraçou colocando à disposição do projecto fundos e condições especiais para acelerar o processo de aderência ao uso do Gas Natural Veicular pelas empresas e individuais”.

 

Numa altura em que a flutuação cambial afecta as importações dos combustíveis convencionais, usar o que é nosso, segundo Das Neves, para além de ser mais barato e amigo do ambiente, não deve ser adiado para amanhã.

 

“O envolvimento do BCI irá sem dúvida impulsionar o uso do Gas Natural Veicular em Moçambique e por esta via assegurar uma contribuição crescente deste combustível na matriz energética de Moçambique”, concluiu João Das Neves.

 

Vários participantes contactados à margem da cerimónia louvaram a iniciativa e mostraram-se entusiasmados quanto ao impacto que esta linha de financiamento poderá trazer para os utentes e para a promoção do uso do Gas Natural Veicular em Moçambique, mostrando-se optimistas em relação ao número de interessados ao longo de 2016.